sábado, 26 de fevereiro de 2022

Transtorno de Personalidade Esquizóide

Apesar de sempre ter dúvidas quanto a meu diagnóstico exato e definitivo, oficialmente(pelo CID), meus desvios de conduta(segundo as convenções sociais) são, além do TOC, uma doença chamada "Transtorno de Personalidade Esquizóide". Posso dizer que realmente de todos é o transtorno que mais se encaixa no que eu sinto e sofro durante minha existência, e apesar de discordar de algumas coisas(como por exemplo meu desinteresse em relacionamentos é oriundo da minha desesperança em namorar). médica que me diagnosticou à época realmente foi "tiro e queda", um laudo muito preciso sem dúvida(Dra. Clarissa). Depois houve algumas trocas de profissional, muitas vezes por motivos de força maior, mas foi onde ganhei o norte de até hoje acreditar ainda que de maneira íntima em uma "luz no fim do túnel". Encontrei muitas respostas para vários questionamentos referentes à minha pessoa nos vídeos que venho acompanhando e, a conclusão que eu chego é que, ainda ninguém tenha obrigação de gostar de mim nem concordar com minhas atitudes(e nem deve ser assim dada a diversidade de nossa espécie), um mínimo de respeito e empatia ás vezes não faz mal, especialmente nesses tempos sombrios de mundo polarizado, nervos à flor da pele e "cultura do cancelamento" na internet. Em breve colocarei links desses vídeos, por ora a conclusão que eu chego é que talvez a solução a curto ou médio prazo para minhas feridas psicológicas talvez passe realmente por uma aposentadoria por invalidez.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Onofre e sua Sensibilidade Ímpar

  Tentando organizar as ideias para comentar o vídeo da semana do Onofre aqui:


Ele fala do bullying, além do preconceito interno que muitos tem com pixel art 2D por ser ultrapassado(hoje temos um público retrô, mas infelizmente não é maioria) tem o preconceito externo por arte em geral,

com desenhos e jogos sempre no meio considerados "coisa de criança" ou "desocupado". Aliás, o preconceito que boa parte do público geral com criadores de conteúdo ficou bem visível na Pandemia com campanha maciça de mídia e público(com o lobby de empresários por trás, é claro)

demonizando o Trabalho Remoto pelos mais diversos motivos e interesses.

Bem, eu não sou gay, mas na prática isso não faz a mínima diferença, pois quem me conhece superficialmente ou tem mente muito conservadora e me vê como um,

e também vivenciei muitas situações (para o bem e para o mal) envolvendo sensibilidade. Confesso até o momento não ter me aprofundado sobre as "PAS",

mas costumo consumir diversos materiais sobre saúde mental, seja psicologia, relacionamentos, MBTI e até horóscopo ajuda. 

Sobre Fatalities, hoje em dia sou indiferente, algo desnecessário que no competitivo e na linha do tempo canônica não tem relevância nenhuma. E também acho pesado os fatalities dos MK9 em diante, acho que nunca vi um completo.

Vamos de "ganchão" igual a CPU dos MKs antigos e "zé fini".

Sou do tipo que chora com desenho da Disney, música romântica, morte de personagem importante, ainda que no meu caso na maioria das vezes faço escondido, até pessoas próximas prefiro encarar o luto de forma solitária.

Sou do tipo que torce pra determinado casal especialmente em filme e novela, já "shippava" personagens desde minha infância, na maioria das vezes prefiro algo implícito apesar de o hardcore também ter seu valor especialmente se for com bom gosto de dentro de um contexto.

Vou pesquisar sobre esse livro "Sensibilidade do Intelecto", me deixou bem curioso e interessado.

O nome Trajes Fatais é sugestivo mesmo, "faz parte", mas sempre curti mais personagens femininas tipo a Nathy, e ela sendo protagonista ajuda muito. Mulheres sensuais tem sua importância mais jamais foram minhas favoritas.

Sobre o jogo ser "ruim" e "raso" pela jogabilidade minimalista, só mostrar Divekick e afins pra eles.

Sobre o SNK Heroines, o curioso é o game em questão acabou se "inspirando" no TRAF e colocou os comandos dos golpes especiais todos como "direção" + botão, exatamente como seria boa parte da estrutura do Trajes Fatais Minimal.

Muito importante o ponto da empatia do Adriano Lopes, ele demonstrou lá atrás uma qualidade que só hoje em dia virou palavra da moda, e olhe lá, muita gente só o faz da boca pra fora(Setembro Amarelo que o Diga).

Com o tempo acabei me desiludindo de quase todos os grupos de internet, ainda posto regularmente em redes sociais mas fico mais no meu cantinho mesmo. Muita gente infelizmente não sabe debater sem respeitar as opiniões, gostos e particularidades de cada um.

Sou bicho do mato também sou do fato que não me enturmo nem em reuniões e festas aqui em casa mesmo, nem mesmo quando faço aniversário não marco presença ativamente, hehe. Infelizmente muita gente interpreta da forma errada, especialmente aqui no Brasil onde existe

grande cultura de se socializar para ser "legal". Quanto ao pertencimento, confesso hoje em dia preferir não me identificar em nenhuma tribo específica, prefiro ser eclético e versátil e pegar uma pitada boa de cada lugar que me identifico e demonstro algum conhecimento e interesse.

Razão X Emoção é uma disputa eterna, infelizmente, muitas vezes somos encaminhados para prosseguir apenas um desses caminhos para "vencer" na vida. Qual é a opção certa depende dos objetivos e filosofia de vida de cada um e seu significado próprio de felicidade.

Muito legal o Onofre valorizar os pais, seja pelo pelo suporte emocional, afetivo, financeiro, estabilidade, nossos pais são insubstituíveis e únicos. Só por isso já demonstra ter um caráter enorme(ao contrário de um certo surfista, mas deixa pra lá).

Por fim, sobre o "incômodo" e a "auto cobrança" em relação à homossexualidade e sensibilidade é aquela máxima do "homem não chora" enraizada pelo machismo estrutural especialmente nos sombrios tempos atuais de "resgate" do conservadorismo, negacionismo e fundamentalismo

a ponto de no linguajar do povão ser homossexual(ou qualquer outra identidade de gênero que não seja hetero cis) é um "defeito" ou "pecado" maior até do que crimes capitais como adultério, agressão(física, verbal, moral, íntima), roubo e até assassinatos

(a velha máxima da culpabilização da vítima que todo mundo que não é "alfa" sofre, seja homem desconstruído ou principalmente e obviamente as mulheres).

Ufa, acho que é isso. No aguardo do próximo vídeo!




quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

INFP da cabeça aos pés, melhor texto


https://dftbar.com/2017/06/21/infp/

Texto mais detalhado sobre a personalidade INFP traduzido para português que consegui achar. Praticamente desnuda minha alma:

(lembrando que além de ser INFP, para quem acredita, sou do signo de Peixes e nasci em 19/3, uma das 5 datas "abençoadas", então dá pra sentir o "estrago" do que as batidas do meu coração fazem com essa pessoinha aqui, hehehe).

domingo, 27 de dezembro de 2020

Sobre o Suposto Machismo das Mulheres

 Debate sobre o machismo estrutural... das mulheres, que na prática muitas vezes reclamam de barriga cheia, esta é a verdade nua e crua.

Mas a verdade é que só toleraram o cara porque ele é branco, rico e médico, se fosse um "ze ninguém", de "homem exemplar" ia virar "bunda mole",

"fresco", "frouxo", ou "morde fronha" no mínimo. Experiência própria. Desde pequeno fui uma pessoa livre das amarras do machismo:

sempre fui sensível/meigo/delicado/romântico. Passa dias e noites sonhando(às vezes noites em claro) com devaneios socialmente relacionados à identidade feminina,

como ter o primeiro beijo com uma pessoa especial, ter a primeira noite de amor com a mulher da minha vida(minha preferência mesmo era casar virgem), me relacionar com uma única mulher durante toda a minha vida e viver todas as estapas do relacionamento com ela

(paquera, namoro, noivado, casamento, família/filhos, velhice). Desde a adolescência já tinha na mente pensamentos que só ganharam espaço mais recentemente(cantada de rua é assédio, não é não, o homem também tem direito de recusar abordagem, chamar de gostosa e olhar pro traseiro é agressivo da parte do homem).

Resultado: na adolescência comecei sofrer muito bullying na escola, de ambos os gêneros, tanto físico e verbal/moral/machista/psicológico. Eu que era CDF e só tirava 10 comecei a matar aula e a passar raspando e repetir matérias, mais pra frente desenvolvi depressão e TOC, pensamentos suicidas,

entrei no mercado de trabalho quase com 30 anos de idade(e isso graças a concurso público, porque entrevista de emprego é algo que jamais iria conseguir encarar). Depois que comecei a trabalhar busquei tratamento para a saúde mental, tentei ser mais "normal" e "social", mas não adianta: boa parte do universo masculino não tem nada a ver comigo, só estava tentando deixar de ser eu mesmo e não estava acrescentando nada em mim, só estava jogando tempo e dinheiro no lixo.

Quanto ao meu tratamento, troquei de profissionais algumas vezes e é chover no molhado dizer que me entrosei bem mais com profissionais do sexo feminino, pois alguns homens do campo psicológico/psiquiátrico com sua mente fechada me deixaram ainda mais traumatizado e abalado, enquanto as mulheres conseguiam em geral ter mais empatia e sensibilidade com minha situação.

Chegando ao presente, bem... adoro ser sensível, gosto do meu jeito de ser, minha personalidade, mas é fato que não traz benefício prático nenhum. Todo dia sou chamado de gay por alguém(minha família é extremamente machista e conservadora, por exemplo), e as mulheres que de início são mais tolerantes e permitem uma amizade,

no primeiro contratempo/briga ou divergência de opiniões, ideologias e filosofia de vida, aproveitam e jogam na minha cara sem dó nem piedade minha "alma feminina", e cedo ou tarde a maioria dá as costas e se afasta, seja dando gelo/excluindo/bloqueando/silenciando/etc.

Aplicativos de namoro as experiências foram desastrosas, nem vale a pena ficar remoendo.

Conclusão. Daqui a menos de 3 meses faço 38 anos e continuo na mesma situação de 25 anos atrás, quando toda essa história começou: sem namorada, sem beijo na boca, sem fazer amor, e muito menos com uma luz no fim do túnel relacionada à casamentos.


PS: para quem acredita e se interessa sobre os respectivos temas, respectivamente, meu MBTI é INFP e meu signo é peixes. Dá pra sentir o quanto sou sensível e sonhador, às vezes pareço Princesa da Disney ou heroina de Novela Mexicana hehehehe.


(Vídeo do Canal "Soltos S/A" do Youtube, página que jogou no ar o debate em questão). Minha postagem que coloco aqui é a reprodução de meu comentário no local de publicação original do vídeo.





quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Relacionamentos Sérios e Você

E-mail fresquinho(traduzido) que recebi do 16 Personalities sobre o significado do amor verdadeiro para o coração dos INFP como este humilde cidadão que vos escreve:


"Relacionamentos Sérios e Você:


Para alguns, permanecer com um parceiro fixo é a realização de um sonho - mas é um tédio para outros. Quer você ache ou não que a monogamia tradicional é para você, você pode se perguntar algo que nos intrigou: o que o tipo de personalidade tem a ver com compromisso, se é que tem alguma coisa? A resposta é, enfaticamente: 'Muito'!

Como você vê o mundo - enxergando-o sob a ótica da razão ou da emoção, por exemplo - pode ter um grande impacto sobre se você está ansioso para subir ao altar e trocar juras de amor eterno com o amor de sua vida ou se gosta de estar solteiro e pronto para a curtição.

Os mediadores são eternos românticos e sonhadores, por mais que tentem negar às vezes. Eles provavelmente desejam um amor digno de contos de fadas - perfeito, incondicional e, claro, eterno! Nossa pesquisa descobriu que um mediador provavelmente:

Esteja relativamente satisfeito em um relacionamento estável e previsível.

Esteja sedento para assumir compromissos de longo prazo em geral, mas, acima de tudo, esteja focado e disposto a ficar com um único parceiro por toda a sua vida.

Acredite que o amor pode durar para sempre.


Ficar pelo parceiro e não pela necessidade de ter uma companhia:


Não é segredo que os mediadores são extremamente sonhadores. Normalmente, é uma de suas características mais latentes e cativantes. No entanto, torna-se um problema quando um mediador confunde compromisso com um parceiro idealizado com um compromisso com um parceiro de carne e osso. Para brecar seu idealismo às vezes desenfreado, os mediadores podem:

Tirar ativamente o parceiro de um pedestal. Os mediadores podem estar inclinados a permanecer em um relacionamento tóxico ou abusivo porque estão muito apegados à fantasia que criaram sobre seu parceiro. O que eles não percebem é que enquanto endeusam seu parceiro, eles estão simultaneamente se ajoelhando por ele. Os mediadores não saudáveis, em particular, tendem a temer que seu parceiro os deixe, quando, em vez disso, deveriam estar se perguntando se eles próprios deveriam seguir em frente sozinhos.

Aceitar que a escolha de sua cara metade é feita por uma conexão sincera e autêntica, com tudo que uma relação duradoura deve ter: amor, paixão amizade, cumplicidade, tesão... uma conexão autêntica e duradoura, em vez de 'apenas umas ficadas sem compromisso'.

De vez em quando, dê um passo para trás no relacionamento e analise-o de forma racional e objetiva. Faça perguntas como: Isso está preenchendo e completando a mim e ao meu parceiro? Como esse relacionamento me faz sentir?

Você acha difícil assumir compromisso? Ou você na primeira oportunidade presenteia sua amada com uma aliança de compromisso?


Até a próxima vez,

A equipe de 16Personalities"

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

12 Segredos do Tipo de Personalidade INFP

https://www.introvertidamente.com/12-segredos-do-tipo-de-personalidade-infp/

Texto interessante sobre os indivíduos classificados como INFP, do site "Introvertidamente", de Marta Leite(tradução do original em inglês de Jenn Granneman:

12 SEGREDOS DO TIPO DE PERSONALIDADE INFP

INFP é um tipo de personalidade do Myers-Briggs Type Indicator® muito particular. Conheça aqui algumas outras particularidades deste tipo de personalidade.

INFP é um tipo de personalidade com uma profunda capacidade de compreensão dos outros ao seu redor, e um particular desejo de melhorar o mundo. Conheça aqui algumas outras particularidades deste tipo de personalidade.

INFPs são indivíduos únicos que se preocupam profundamente com outras pessoas. Possuem um conjunto raro de habilidades que lhes permitem entender magistralmente a emoção e a experiência humana. No seu melhor, INFPs trazem cura emocional para os outros e inspiram uma mudança incrível no mundo. INFPs são bastante raros, constituindo cerca de 4 a 5 por cento da população. Aqui estão 12 aspectos menos óbvios do tipo de personalidade INFP:

1- INFPs necessitam de se sentir inspirados.

2- Os INFPs estão profundamente em contato com seus valores.

3- INFPs querem se conectar com a essência da vida.

4- A expressão criativa é vital como o seu sangue.

5- INFPs são curadores de feridas emocionais.

6- Outras pessoas despejam seus problemas sobre eles.

7- Quando os INFPs se apaixonam por algo, cuidado! (o mais importante de todos na opinião daqui do Marcio)

8- INFPs não querem apenas qualquer trabalho.

9- As pessoas em sua vida devem compartilhar seus valores.

10- Eles evitam conflitos.

11- INFPs podem liderar através da inspiração.

12- Os INFPs podem crescer com novas experiências.

(Descrição de cada um dos 12 itens no link do início do post)

Estilos de Criatividade - INFP ( 16 Personalities )

 

Quase toda semana eu recebo e-mails do site"16Personalities" com artigos destrinchando minha personalidade(INFP/Mediador/Idealista) e os reposto na minha do tempo do Facebook em inglês mesmo, mas como essa semana em mais uma das coincidências magistrais de minha vida, o texto da newsletter fala justamente sobre a criatividade dos indivíduos que compartilham do INFP(meu caso, maravilha), o tema bate incrivelmente com meu próximo projeto, que é o mini fanfic/historinha com "alta sensação térmica" em 3 capítulos que, se tudo der certo, estarei postando semanalmente a partir deste sábado. Então, decidi desta vez traduzir(em boa parte no Google Tradutor) e adaptar o texto para publicação em vários perfis meus em diversos sites pois como sempre, é um texto maravilhoso além de oportuno. Aqui vai: 

"As pessoas tendem a falar sobre o quanto criativos os outros são (ou seja, quantidade), ao invés de como eles são criativos (ou seja, qualidade). Na verdade, a quantidade pode não ser o que mais distingue a criatividade, e sim se ela é "estilosa".

O pesquisador de criatividade Michael Kirten estabeleceu um modelo que coloca a criatividade em uma tabela escalonada, com "adaptadores" em uma extremidade e "inovadores" na outra. Os adaptadores melhoram as coisas existentes, enquanto os inovadores são mais disruptivas e mudam as coisas de forma mais profunda. Qualquer pessoa que expresse criatividade cai nessa escala.

Por essa avaliação, os mediadores estão firmemente acomodados na coluna “inovador” - mais perto de serem revolucionários do que adaptativos. Como todas as coisas, pode haver algumas características positivas e negativas em ambas as abordagens. Vamos explorar alguns que você pode querer considerar.

Desafios

A lista a seguir fornece alguns “sinais” de que os mediadores são mais propensos a serem criadores "inovadores" do que "adaptativos". Embora a pesquisa abaixo possa favorecer os Mediadores inovadores, sempre há uma desvantagem quando uma abordagem é desequilibrada:

Os mediadores são um dos tipos menos prováveis ​​de se considerarem mais práticos do que criativos.

Os mediadores são o tipo de personalidade mais provável para escolher trabalhos criativos / artísticos. Embora isso possa não falar diretamente para a criatividade realizada, suas aspirações visam consistentemente criar material original.

Se solicitados a escolher entre os dois, os mediadores dificilmente escolherão a edição em vez da escrita. Editar é, por definição, um exercício adaptativo - refinando o trabalho que já foi criado.

Na pior das hipóteses, os mediadores podem falhar em se conectar com qualquer pessoa, exceto aqueles que estão dentro do seu raio de ação, ou se pegam pulando de galho em galho de maneiras superficiais - sendo encantados mais pela novidade do que pelo propósito. Às vezes, “bom o bastante” é suficiente. Mas essa mensagem pode se perder nas pessoas que buscam inovação.

Oportunidades

Mediadores inovadores, na melhor das hipóteses, podem acabar descobrindo ideias revolucionárias nunca consideradas. Isso pode torná-los “pessoas com ideias” de ponta, se permanecerem equilibrados e mantiverem os objetivos práticos em mente.

Aqui estão algumas dicas para os mediadores equilibrarem ideias inovadoras:

Tente colaborar com alguém que seja prático para equilibrar algumas de suas ideias menos ortodoxas.

Lembre-se de que os exageros costumam ser, quase por definição, contraproducentes. Os estereótipos  nem sempre são interessantes, mas provavelmente se tornam padrões por um motivo. A utilidade e a conveniência tendem a superar as ideias estimulantes(tipo "Professor Pardal") na maioria das situações.

Por outro lado, não há progresso sem o alcance do conhecido "limite extremo". Portanto, prossiga - mas mantenha a eficácia como objetivo final.

Você se identifica como uma mente inovadora ou adaptativa? Qual foi a coisa mais criativa que você já fez? Como foi recebido?

Até a próxima,

A equipe de 16Personalities".