segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Estilos de Criatividade - INFP ( 16 Personalities )

 

Quase toda semana eu recebo e-mails do site"16Personalities" com artigos destrinchando minha personalidade(INFP/Mediador/Idealista) e os reposto na minha do tempo do Facebook em inglês mesmo, mas como essa semana em mais uma das coincidências magistrais de minha vida, o texto da newsletter fala justamente sobre a criatividade dos indivíduos que compartilham do INFP(meu caso, maravilha), o tema bate incrivelmente com meu próximo projeto, que é o mini fanfic/historinha com "alta sensação térmica" em 3 capítulos que, se tudo der certo, estarei postando semanalmente a partir deste sábado. Então, decidi desta vez traduzir(em boa parte no Google Tradutor) e adaptar o texto para publicação em vários perfis meus em diversos sites pois como sempre, é um texto maravilhoso além de oportuno. Aqui vai: 

"As pessoas tendem a falar sobre o quanto criativos os outros são (ou seja, quantidade), ao invés de como eles são criativos (ou seja, qualidade). Na verdade, a quantidade pode não ser o que mais distingue a criatividade, e sim se ela é "estilosa".

O pesquisador de criatividade Michael Kirten estabeleceu um modelo que coloca a criatividade em uma tabela escalonada, com "adaptadores" em uma extremidade e "inovadores" na outra. Os adaptadores melhoram as coisas existentes, enquanto os inovadores são mais disruptivas e mudam as coisas de forma mais profunda. Qualquer pessoa que expresse criatividade cai nessa escala.

Por essa avaliação, os mediadores estão firmemente acomodados na coluna “inovador” - mais perto de serem revolucionários do que adaptativos. Como todas as coisas, pode haver algumas características positivas e negativas em ambas as abordagens. Vamos explorar alguns que você pode querer considerar.

Desafios

A lista a seguir fornece alguns “sinais” de que os mediadores são mais propensos a serem criadores "inovadores" do que "adaptativos". Embora a pesquisa abaixo possa favorecer os Mediadores inovadores, sempre há uma desvantagem quando uma abordagem é desequilibrada:

Os mediadores são um dos tipos menos prováveis ​​de se considerarem mais práticos do que criativos.

Os mediadores são o tipo de personalidade mais provável para escolher trabalhos criativos / artísticos. Embora isso possa não falar diretamente para a criatividade realizada, suas aspirações visam consistentemente criar material original.

Se solicitados a escolher entre os dois, os mediadores dificilmente escolherão a edição em vez da escrita. Editar é, por definição, um exercício adaptativo - refinando o trabalho que já foi criado.

Na pior das hipóteses, os mediadores podem falhar em se conectar com qualquer pessoa, exceto aqueles que estão dentro do seu raio de ação, ou se pegam pulando de galho em galho de maneiras superficiais - sendo encantados mais pela novidade do que pelo propósito. Às vezes, “bom o bastante” é suficiente. Mas essa mensagem pode se perder nas pessoas que buscam inovação.

Oportunidades

Mediadores inovadores, na melhor das hipóteses, podem acabar descobrindo ideias revolucionárias nunca consideradas. Isso pode torná-los “pessoas com ideias” de ponta, se permanecerem equilibrados e mantiverem os objetivos práticos em mente.

Aqui estão algumas dicas para os mediadores equilibrarem ideias inovadoras:

Tente colaborar com alguém que seja prático para equilibrar algumas de suas ideias menos ortodoxas.

Lembre-se de que os exageros costumam ser, quase por definição, contraproducentes. Os estereótipos  nem sempre são interessantes, mas provavelmente se tornam padrões por um motivo. A utilidade e a conveniência tendem a superar as ideias estimulantes(tipo "Professor Pardal") na maioria das situações.

Por outro lado, não há progresso sem o alcance do conhecido "limite extremo". Portanto, prossiga - mas mantenha a eficácia como objetivo final.

Você se identifica como uma mente inovadora ou adaptativa? Qual foi a coisa mais criativa que você já fez? Como foi recebido?

Até a próxima,

A equipe de 16Personalities".

Nenhum comentário:

Postar um comentário